sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Golfinho Roaz
O Golfinho-Roaz, também conhecido por golfinho comum, golfinho-nariz-de-garrafa ou roaz corvineiro é uma das espécies animais mais famosas no mundo inteiro devido à sua distribuição ao londo de àguas costeiras oceânicas ao longo de todo o planeta. A partir de 1920, estes animais começaram a ser capturados para estudos e shows em cativeiro, sendo uma das espécies mais comuns em parques temáticos.


Os maiores golfinhos-roazes encontram-se no Brasil, onde podem alcançar quatro metros de comprimento. Em Portugal é bastante comum avistar-se estes mamíferos marinhos nas águas do rio Sado, junto a Setúbal.
Este golfinho tem um corpo robusto e aerodinâmico em forma de torpedo que lhe permite deslizar rapidamente através das àguas. Alimentam-se de peixes, lulas, polvos e crustáceos. Têm um resistente bico, nitidamente distinto da cabeça. A sua cor varia entre o creme, cinza e o preto. Têm marcas na pele que lhes oferece camuflagem de forma a evitar alguns predadores.
Comunicam através de uma gama de sons que é emitida a partir da bolsa nasal que se localiza na sua testa.
Os machos têm cerca de 3,80 metros enquanto que as fêmeas apenas medem 3,60. O seu peso médio é de 500 quilogramas.
O seu período de gestação é de cerca de 12 meses, com intervalo de procriação de dois a três anos. A sua época de acasalamento é entre Março e Abril.
A sua extinção deve-se à sua captura para a obtenção de comida, para ser utilizado como isco na pesca ou apenas porque são vistos como "concorrência" para os pescadores. Também são, por vezes apanhados em redes de pesca e são muito capturados para serem mantidos em cativeiro.

Marcadores:

publicado por LifeSavers | Comentar (1)