sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Lince Ibérico
O lince ibérico é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica, existindo apenas 100 linces em liberdade. A sua dieta alimentar é constituída por coelhos, veados, ratos, patos, perdizes e lagartos.
A população de linces encontra-se confinada a pequenos agregados dispersos e selecciona habitats de características mediterrânicas, como bosques, matagais e matos densos.
É um animal essencialmente nocturno, um trepador exímio e por dia pode deslocar-se cerca de 7 km. Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março. O período de gestação está compreendido entre 63 e 74 dias, nascendo entre uma e quatro crias.


A sua principal ameaça é a diminuição do número de coelhos de diferentes populações (a sua principal presa). Para além disso, constituem ameaças os atropelamentos, a caça ilegal e a utilização indevida de armadilhas para coelhos.
O número de indivíduos desta espécie tem vindo a diminuir, dado que em 1969 existiam vários milhares e actualmente existem apenas entre 110 e 150. Em 1986 adquiriu o estatuto de espécie em conservação, tendo sido considerado ameaçado ou criticamente em perigo.

Marcadores:

publicado por LifeSavers | Comentar (0)