segunda-feira, 30 de março de 2009
T-Shirts LifeSavers
Após deliberação, os Lifesavers decidiram criar algumas t-shirts, as quais serviriam para a identificação do grupo. Com a ajuda do KaPa éMe, concebemos uma mascote para o projecto e, com o apoio da loja q'tshirt aplicamo-la a alguns modelos. Ficamos tão orgulhosos da nossa obra que pensamos em partilhá-la com todos os que quiserem usufruir da mesma, por isso, aqui está o primeiro modelo das nossas t-shirts! Quem quiser adquirir uma, poderá fazê-lo via contacto directo com um dos Lifesavers e auxiliar-nos na adopção de lobos, pela módica quantia de 12 euros... Já agora para perceberes um pouco melhor como funciona o sistema de adopção investiga o site do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico...
Vá lá o lobito é giro e podes mesmo ajudar a tornar o mundo um pouco melhor!

Modelo Masculino

Modelo Feminino

Marcadores: , , ,

publicado por LifeSavers | Comentar (0)
quarta-feira, 25 de março de 2009
Brevemente...

Marcadores:

publicado por LifeSavers | Comentar (2)
segunda-feira, 16 de março de 2009
Quem é o mais recente membro dos LifeSavers?
Finalmente, e ao fim de muito esforço, já temos a nossa "mascote" finalizada. Um lobito LifeSaver que com a sua enorme fofura nos vai ajudar a mudar o mundo.
Este "chibi" foi desenvolvido pelo KaPa éMe e por essa razão, gostaríamos de lhe agradecer aqui publicamente por esta ajuda indispensável.

Tal como podem ver na foto, foi inspirado numa cria de Lobo Ibérico, uma das espécies carnívoras que estamos a defender neste projecto.


No entanto, falta-nos algo indispensável para esta mascote... um nome. E é aqui que pedimos a tua ajuda. Deixa a tua proposta para nome do lobo na caixa de comentários deste post para depois procedermos a uma votação com alguns nomes propostos para chegarmos ao nome definitivo.

Participem e ajudem-nos a mudar o mundo... Ou pelo menos a dar um nome ao pobre do bicharoco... :)

Marcadores: , , , , ,

publicado por LifeSavers | Comentar (34)
domingo, 15 de março de 2009
Lobo, predador ou presa?

Quando nos reunimos para decidir qual a situação contextualizada que pretendíamos explorar no Concurso – Convivência Homem – Grandes Carnívoros Europeus, de imediato nos pareceu que o Lobo ibérico seria uma escolha adequada, dado que a sua interacção com o Homem nunca foi amistosa.
O uivar de um lobo depressa nos traz à memória histórias arrepiantes, onde os lobisomens adquirem especial destaque, histórias como a do Capuchinho vermelho, onde o lobo aparece como o terrível vilão que dilacera a pobre avozinha ou lendas que atribuem a esta espécie carácter satânico e sanguinário.


Não deixa de ser curioso que apesar de não haver registo factual de ataques ao ser humano em território nacional, a imagem negativa do lobo permaneça na mente da maioria das pessoas. Se por um lado é aceitável alguma antipatia por parte das populações que habitam na proximidade das alcateias que ainda sobrevivem, dados alguns estragos e perdas de bens, não é compreensível que se continue a atribuir pouca importância à aplicação de medidas que visem uma convivência mais harmoniosa.
Assim poder-se-ão levantar a seguintes questões: Será o lobo um predador que assume o topo de algumas das cadeias alimentares ou uma presa da crescente humanização da paisagem natural? Continuará este a ser perseguido pelo preconceito humano enraizado na ficção e na tradição popular?

Marcadores: ,

publicado por LifeSavers | Comentar (0)
segunda-feira, 2 de março de 2009
LifeSavers no Gerês

Neste fim-de-semana os Lifesavers fizeram a sua primeira grande viagem rumo ao Gerês.


O primeiro dia foi cansativo, mas particularmente produtivo. Encarámos esta oportunidade como uma excepção, dado que gratuitamente tivemos acesso a um dos encantos do Gerês – o Fojo do Soajo – um verdadeiro ex libris, que assinala a relação delicada entre o Homem e o lobo, tendo o primeiro investido majestosamente na construção de peças arquitectónicas, com o intuito de eliminar alguns exemplares dessa espécie animal. Para isso contámos com a colaboração de Pedro Alarcão (ex-jornalista e investigador, que em Novembro de 1999 decidiu escolher uma das alcateias para iniciar o estudo da vida dos lobos), que se revelou um excelente guia e anfitrião.

O segundo dia consistiu na recolha de alguns testemunhos nas povoações de Fafião e Pincães, onde a ideia negativa da convivência Homem – Lobo saiu reforçada, quer pelos estragos impostos, quer pelos constrangimentos associados à reintrodução de lobos criados em cativeiro. As pessoas mostraram-se disponíveis e simpáticas.

Esta expedição serviu também para que o grupo se unisse, levando-nos a perceber que o trabalho em equipa pode acarretar pequenas divergências, as quais se podem ultrapassar com companheirismo e tolerância.

Marcadores: , ,

publicado por LifeSavers | Comentar (2)
domingo, 1 de março de 2009
LifeSavers no Zoo da Maia

De regresso ao Zoo da Maia, desta feita para falar com Mónica Felício (bióloga), a qual nos recebeu de braços abertos. Deu-nos a conhecer o projecto pedagógico e científico a ser implementado num futuro próximo, proporcionou-nos uma visita guiada às instalações do Zoo e a observação da nova área recentemente adquirida pela Junta de Freguesia da Maia para o alargamento do mesmo. Para além disso efectuámos algumas entrevistas, nomeadamente a um dos fundadores do Zoo e actual presidente da Junta de Freguesia, Carlos Teixeira, a um dos tratadores do Zoo e a alguns visitantes.
O mais hilariante foi mesmo assistir à alimentação dos ursos-pardos e às investidas para a obtenção de boas filmagens do lince, que não gostou muito da invasão do seu território pelas nossas câmaras.
Resta-nos agradecer toda a disponibilidade e abertura!

Marcadores: , ,

publicado por LifeSavers | Comentar (1)
LifeSavers no Zoo da Maia

Marcadores: ,

publicado por LifeSavers | Comentar (0)